Home » Projeto Circo Girando – Cia da Sorte no entorno do DF

Projeto Circo Girando – Cia da Sorte no entorno do DF

14572777_971615426282233_7726650661623411989_n

 mapa-de-circulacao-rasA Cia da Sorte foi contemplada com o FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal e irá circular com o Espetáculo Segura, mamãe! em 6 Regiões Administrativas do DF: Varjão, Itapoã, Estrutural, São Sebastião, Recanto das Emas e Brasília!

Serão 12 apresentações do espetáculo e 1 exibição do Cine Fusca na finalização do projeto. A ideia do projeto é levar o espetáculo para locais com pouco acesso as atividades culturais!!

Confira a programação, vai ser demais!!

Acompanhe por aqui o nosso blog, que vai contar como será experiência! Desde a pré-produção até a finalização.

*Clique nas fotos para visualizar melhor as imagens

PRÉ-PRODUÇÃO

Começaram os preparativos para a circulação!! Começamos os trabalhos da pré-produção nos reunindo com as equipes de:

– Produtora: Susanna Aune

– Figurino, cenário e identidade visual – Pântano de Manga (Marina Fontes, Nadine Diel e Luisa Vieira)

– Iluminação: Raquel Rosildete

– Fotógrafo: Diego Bressani

– Assessoria de imprensa: Território Cultural

Depois de alinhadas todas as ideias para o projeto, mãos a obra!

Para a escolha dos locais de apresentação, entramos em contato com diversas lideranças comunitárias das cidades satélites onde o projeto iria circular. Desta maneira, pudemos mapear locais que haviam pouco ou nenhum acesso a atividades culturais e locais de grande vulnerabilidade social.

CIRCULAÇÃO

12/10/16 | Estrutural

Estamos prontos para iniciar a circulação. E para começar bem, fizemos nossa 1ª apresentação no Dia das Crianças! Esta foi uma apresentação super especial, pois conseguimos agregar a um evento de comemoração do dia das crianças realizado pela CDC – Centro de Desenvolvimento da Criança, da Cidade Estrutural. O evento reuniu mais de 200 famílias do bairro Santa Luzia, um bairro extremamente carente da Estrutural, onde as famílias vivem em situação de vulnerabilidade social. Portanto, conseguimos apresentar para uma plateia bem variada de idade, famílias inteiras.

14/10/16 | Brasília

Hoje foi dia de apresentar para as crianças da Casa de Ismael, localizada no Plano Piloto. Também conseguimos reunir nessa apresentação as crianças do CEPI Flor de Lis (Sobradinho), pois eles são parceiros no trabalho com crianças e famílias em situações de risco. Foi muito legal, pois havia uma plateia quase exclusivamente de crianças, uma maravilha!

25/10/16 | Recanto das Emas

Seguimos para o Recanto das Emas, para apresentação na UNIRE – Unidade de Internação do Recanto das Emas, que abriga adolescentes e jovens infratores. Foi uma nova experiência para nós artistas apresentar em um local como este, onde os jovens estão encarcerados. Foi muito interessante observar as reações do público, que começou desconfiado e aos poucos foram se abrindo e se divertindo. Conseguimos fazer a apresentação em um dia especial de visita, portanto haviam algumas crianças, filhos dos jovens infratores. Sentimos que pudemos proporcionar um momento divertido e leve dentro de um local que carrega o peso da institucionalização e das desigualdades do nosso país. Foi uma grande experiência para nós!

21/11/16 | São Sebastião

Começamos as atividades do mês de novembro, com a primeira parada foi em São Sebastião, no acampamento Tiradentes, onde a nossa recepção foi surpreendente, nosso espaço de apresentação foi arrumado com muito carinho e para cuidar da possível chance de chuva os moradores instalaram uma tenda enorme que deu para abrigar todo mundo. Ao final do espetáculo, foi oferecido um lanche com os produtos que a própria comidade planta e muitos abraços e carinhos!

22/11/16 | Varjão

No dia seguinte , 22/11, fomos até o ASPALHA (Associação de moradores do Córrego do Palha), em um Centro Comunitário que existe no Varjão, por conta da chuva deixamos o fusca e montamos a estrutura dentro de um salão de festas! Estava um dia muito chuvoso, então o público foi um pouco menor do que o esperado, mas fizemos o Segura Mamãe, e pra quem conseguiu ir e foi divertido a beça!

23/11/16 | Itapoã

Continuando na rota do projeto no dia 23/11 apresentamos o “Segura, Mamãe” na CASAI – Centro de Atenção a Saúde Indígena. Convidamos para esta apresentação as crianças da Escola Classe Natureza, que fica ao lado. Foi a primeira vez que tivemos índios em nossa plateia e a experiência foi muito legal.
Antes de começar estávamos apreensivos de onde estacionar o fusca, onde armar o nosso cirquinho, no melhor lugar a mercê da chuva ou em uma espécie de oca, não tão propícia a apresentação. Foi então que um índio olhou pro céu, olhou pra mim e sem titubear falou: – Hoje não chove! Bom, com 50% de chance de acertar ou não ele cravou o palpite, e por conta dele o espetáculo foi no melhor lugar possível!

24/11/16 | São Sebastião

Hoje foi dia de voltar para São Sebastião, mas agora em outra comunidade rural, o Morro da Cruz! Também foi um dia muito chuvoso, tivemos que transferir o local da apresentação que seria realizada em uma área externa, para dentro de um galpão. A chuva e a transferência do local atrapalharam um pouco a expectativa de público. Mas foi maravilhoso! Fizemos várias amizades após o espetáculo e ao final fomos comer uma pizza.

25/11/16 | Itapoã

Mais uma vez voltamos para o Itapoã e desta vez apresentamos em frente a Escola Zilda Arns! Chegamos na cidade anunciando com o Fusca de som que haveria espetáculo naquela noite, nas redondezas. Na hora da montagem, já começaram a chegar algumas crianças, ainda desconfiadas, mas que foram chamando outras pessoas para assistir o espetáculo. Foi bem bacana a receptividade do público.

 

27/11/16 | Varjão

Na Praça da Avenida Central do Varjão fizemos uma apresentação muito bacana e filmamos boas cenas para o teaser do espetaculo, desde a saída de casa , chegada, montagem e apresentação.
Ao final do último número, depois do pano escrito “fim” houve uma invasão das crianças, quase derrubaram nossa estrutura, uma loucura. Acreditamos que de fato existe uma carência desse tipo de atividade cultural naquela região, todas as crianças ao mesmo tempo queriam nos abraçar!

29/11/16 | Recanto das Emas

Esta apresentação foio super especial para a gente. A FALE – Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista é uma comunidade de pessoas soro-positivas. Nós apresentamos no meio da vila de casas dessa comunidade, ou seja, foi uma apresentação intimista, onde todos participaram. Ao final e nos dias que se seguiram recebemos feedbacks lindos, nos falando como a gente conseguiu mudar o ânimo daquelas pessoas, que estavam passando por um momento difícil e de pouca articulação comunitária.

30/11/16 | Estrutural

Passamos pela Estrutural e apresentamos na Cooperativa Sonho de Liberdade, mais uma vez a recepção foi marcante, administrado por Fernando, que tem uma história de vida surpreendente,  a cooperativa enfrenta muitas dificuldades, e a chegada de um fusquinha e dois palhaços animaram as coisas por lá, foi revigorante!
A Cooperativa Sonho de Liberdade trabalha com reciclagem de madeiras e emprega, na sua maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade, como ex-presidiários, prostitutas e demais pessoas que tem dificuldades de conseguir um emprego formal. A Cooperativa está localizada em uma área muito pobre na Estrutural, onde as pessoas vivem em condições de moradia bem precárias. Infelizmente não temos registro dos momentos da apresentação deste dia.

26/03/17 | Brasília

E para finalizar esta temporada de apresentações, fizemos o Segura, mamãe no Parque Ana Lídia, do Parque da Cidade. Nossa equipe de audiovisual, Superquadra Filmes, também esteve presente para fazer as últimas captação de imagens do projeto.

13/04/17 | Cine-Fusca | Brasília

E como não poderia faltar, finalizamos o Projeto Circo Girando – Cia da Sorte no entorno do DF, com um Cine-Fusca, para mostrar o nosso Mini-doc que fizemos do projeto e compartilhar com o público um pouco dessa experiência que vivemos. Com direito a pipoca!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*